SEL - Clubes e Grêmios

A Sociedade Esportiva e Literária (SEL) é o grêmio estudantil do CMPA, formado por uma equipe de alunos – eleita anualmente – e por professores responsáveis pela orientação do grupo. A SEL é resguardada pelo Regimento Interno da AACV, e é responsável por inúmeras iniciativas sociais, culturais e esportivas realizada em nome do corpo discente do Colégio.

Dos valores doados à Associação de Pais e Mestres, até 30% é destinado diretamente às atividades da SEL, dos clubes e dos grêmios.

História da SEL

No dia 11 de junho de 1912, a entidade foi fundada com o nome de Sociedade Cívica e Literária. O início de suas atividades se deu, porém, somente no dia 07 de setembro daquele ano.

Esse nome permaneceu até o ano de 1940, quando foi alterado para Sociedade Esportiva e Literária (SEL). Os motivos da mudança foram publicados na Revista Hyloea daquele ano:

“Em virtude de um acréscimo em suas finalidades e tendo em vista que o nome de uma sociedade deve expressar, em síntese, ao que ela se destina, resolveu a Assembleia Geral reunida em 10 de setembro findo, aprovar os novos estatutos nos quais mudou-se o nome de então para o de Sociedade Esportiva e Literária.”

Nessa época, o Velho Casarão da Várzea já sediava, há um ano, a Escola Preparatória de Cadetes que, dois anos após, seria renomeada como Escola Preparatória de Porto Alegre.

No ano de 1953, a entidade trocou de nome, transformando-se em Sociedade Pré-Acadêmica Militar (SPAM). Isso foi feito para ajustar sua denominação à de sua congênere na Academia Militar das Agulhas Negras, que se chamava Sociedade Acadêmica Militar (SAM).

Com o retorno do CMPA, voltou também a SEL, que permanece até hoje. Nesse ano de 1962, a primeira diretoria tomou posse no dia 24 de maio, sob a presidência do aluno Otelo José da Costa Ortiga. A partir do início do Sec XXI, a SEL passou a ter um autoapelido, escolhido por seus integrantes quando da campanha eleitoral: “SEL dos 100 Anos”, “SEL Dinâmica”, “SEL Qualidade e Inovação” e vários outros.

Curiosidade Histórica

Em 1923, o Presidente da Sociedade Cívica e Literária era o Aluno Adalberto Pereira dos Santos, o qual, em 1974, iria tornar-se Vice-Presidente da República. Na edição de 1923, a redação da Revista Hyloea fez uma apologia à Sociedade Cívica e Literária com as seguintes palavras:  

(Grafia da época) “Onze anos já lá se vão que, entre as quatro paredes deste Collegio, surgiu uma plêide de jovens fortes, francos e decididos, os quaes, no anceio da esperança que os dominava, pondo acima dos interesses pessoaesos interesses da Pátria, fundaram, em Junho de 1912 e inauguraram a 7 de Setembro do mesmo anno, a Sociedade Cívica e Literária, para incluir no seio esperançoso da infancia o amor á Pátria e e á Liberdade.  

Foi seu primeiro presidente o snr. Tte. Fernando Pires Besouchet o qual não poupou o seu esforço em pról do progresso da sociedade que presidia. Fundada que foi, a C. e Literária era vista\ com maus olhos por esses espíritos que não sabem comprehender os devaneios da mocidade. Mas a semente, lançada entre os escolhos, demora, custa, mas vinga, brota e floresce.

E hoje que a nossa Sociedade comemora mais uma escalada na encosta da vida é bem de ver o seu sensível progresso e desenvolvimento. Os nossos Mestres, sempre pronto a nos guiarem na estrada espinhosa que seguimos, não nos abandonam nunca e haja vista a fineza e carinho com que sempre nos têm orientado.

Este anno, tendo na presidência o snr. Adalberto P. dos Santos, foi realisado o mais concorrido Concurso Literário.

Trabalhemos, pois, para a C. e Literária. Caminhemos com fé e com esperança, por que a esperança não morre; a esperança é o amanhã, é o futuro; a esperança é o “até logo agitado”, é o manto das chimeras, é o lenço auri-alvi-verde a nos acenar pela janella do futuro.

Si o bafejo das cousas adversas nos vier açoitar, não esmoreçamos nunca. Prosigamos com fé; fé na grandeza futura da nossa Sociedade; fé na grandeza futura da nossa Pátria; fé na grandeza das nossas Eperanças.

Trabalhemos para o nosso Brasil, para a ‘gloria da sua grandeza e para a grandeza da sua gloria’.

E como um imposto de tudo o que sente a nossa alma “Excutienda damus praecordia”.

Curiosidade Atual

Além da parceria permanente que se estabeleceu desde a sua criação, a AACV-APM/CMPA e a SEL também estão ligadas por mais um laço – esse afetivo – haja vista que o Cel Dutra (Presidente) foi Orientador da SEL, quando professor; e o Cel Sant´Anna (Vice-Presidente) foi seu Presidente, quando Aluno, e também Orientador quando professor. 

Grêmios

Os grêmios são associações estudantis internas ao Colégio – temáticas às diferentes armas, quadros e serviços das forças armadas brasileiras. Os alunos membros destes grêmios participam de variadas atividades relacionadas à temática dele, como passeios, visitas a instalações militares e práticas alusivas às atividades destes setores militares.

Os alunos participantes utilizam insígnias do seu grêmio no uniforme, e a maioria dos grêmios tem seu próprio destacamento dentro do Batalhão Escolar nas formaturas gerais.

Conheça alguns dos grêmios do Colégio:

Grêmio da Infantaria

O Grêmio da INFANTARIA tem por objetivos despertar, no aluno do CMPA, a vocação para a carreira das armas, sobretudo para a arma de INFANTARIA do Exército Brasileiro. Além de desenvolver conhecimentos gerais da Arma de Infantaria, de forma interdisciplinar com o currículo do CMPA, propicia atividades inerentes à Rainha das Armas. Outrossim, espelhado no Brigadeiro Sampaio, seu patrono, cultiva em seus alunos os valores do infante, como rusticidade, coragem e iniciativa.

Grêmio da Cavalaria

A Arma de Cavalaria está inserida no Colégio Militar de Porto Alegre desde o período da Escola Preparatória de Porto Alegre, quando os Alunos eram instruídos, dentre outras matérias, com os Exercícios da Arma Ligeira.

Nos dias atuais, o Grêmio de Cavalaria tem como objetivo cultuar as tradições da Nobre Arma e de seu Patrono – o Marechal Osório.

Além disso, propicia a seus integrantes o contato com atividades ligadas ao cotidiano dos quartéis, com aulas de equitação, visitas a Organizações Militares e representações em atividades típicas da Arma de Heróis.

Os Jovens Cavalarianos, chamados de Lanceiros do Casarão da Várzea, são apoiados pelo 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, o qual cede espaço, animais e militares para as atividades ligadas ao contato com o Nobre Amigo, o Cavalo.

O Grêmio de Cavalaria do CMPA, ao longo dos anos, tem contribuído para formação de futuros cidadãos, cultuando valores como a camaradagem e o espírito de corpo, atributos típicos de um cavalariano, os quais são disseminados aos baleiros de ontem, hoje e sempre.

Grêmio da Artilharia

Grêmio da Engenharia

O Grêmio de Engenharia, apadrinhado pelo 4º Gpt E, tem como objetivo introduzir os alunos do Ensino Fundamental e Médio às carreiras militares da Arma de Engenharia e do Quadro de Engenheiros Militares. A partir de um bordado do Castelo Lendário em uma bolacha de agremiação costurada à esquerda do uniforme do baleiro, não há somente a representação de um símbolo, mas de uma história. Seguindo as tradições de Villagran Cabrita e buscando cultuar os valores e tradições do Exército Brasileiro, os alunos aprendem de perto o funcionamento dos Batalhões de Engenharia, além de contribuírem com as atividades internas do CMPA e no apoio solidário às instituições assistenciais da cidade de Porto Alegre. Caso aconteça de passar por um aluno de chapéu tropical pelas arcadas, há somente uma certeza: que, quer na paz, quer na guerra, a Engenharia fulgura, sobranceira, em nossa história.

Al Thiago Corrêa, presidente do Grêmio de Engenharia do CMPA no ano de 2023.

Grêmio das Comunicações

As Comunicações – a Arma do Comando – proporcionam as ligações necessárias aos escalões mais altos que exercerão a coordenação e o controle de seus elementos subordinados antes, durante e após as operações. Além disso, atua no controle do espectro eletromagnético, por meio das atividades de Guerra Eletrônica, para impedir ou dificultar as comunicações do inimigo, facilitar as próprias comunicações e obter informações. Os alunos responsáveis por administrar o Grêmio de Comunicações possuem uma excelente oportunidade de planejar atividades e de gerenciar programas. O grêmio contribui para despertar vocações e permitem o aprofundamento e a difusão de conhecimentos sobre a Arma de Comunicações.

Cap Wilson, integrante da Ajudância do Corpo de Alunos do CMPA e orientador do Grêmio do Comunicações. Adaptado.

O Grêmio Estudantil da Arma de Comunicações foi reativado em janeiro de 2018, tendo como orientador o Cap Wilson.

O G Com tem por finalidade permitir aos alunos de diferentes níveis educacionais vivenciar o cotidiano da Arma de Comunicações, por intermédio de estudos, filmes, palestras e visitas às Organizações Militares de Comunicações.

O G Com tem por finalidade, ainda, conhecer e cultuar os feitos do Patrono da Arma de Comunicações – o Marechal Rondon.

As atividades são balizadas pelas seguintes condicionantes:

– estarem relacionadas à Arma de Comunicações e aos valores do Exército Brasileiro;

– estarem alinhadas com o Projeto Pedagógico do Sistema Colégio Militar do Brasil;

– não interferirem no cumprimento das atividades escolares dos alunos.

O 3º B Com GE, localizado na zona sul de Porto Alegre, é a Organização Militar madrinha do G Com, a qual contribui de maneira significativa para a realização das diversas atividades.

Grêmio de Logística

O Grêmio de Logística foi criado no dia 21 de fevereiro de 2019 e ativado na Formatura Geral do dia 3 de abril do mesmo ano. Foi apadrinhado pelo 3º B Sup e 3ª ICFEx e contou com adesão inicial de 40 alunos do Ensino Fundamental e Médio, possibilitando aos alunos do CMPA conhecer e trabalhar as missões logísticas do Quadro de Material Bélico, do Serviço de Intendência e do Serviço de Saúde. Da união da Folha de Acanto, aos Canhões Cruzados e a Cruz Vermelha do serviço de Saúde, forjou-se o distintivo do Grêmio que traz em seu simbolismo a representação das missões dos nossos Batalhões Logísticos ao apoio ao combate, e no suporte e utilização dos Materiais de Emprego Militar e do bem-estar da tropa. A Principal missão da agremiação é a reunião dos alunos do CMPA e suas famílias através de atividades próprias, buscando cultuar os valores e tradições do Exército Brasileiro, da Logística Militar Terrestre e seus patronos, trabalhar de forma lúdica e responsável as atividades logísticas contribuindo nas atividades internas do CMPA e também no apoio solidário às instituições assistenciais e de saúde da cidade de Porto Alegre.

ST Regis, monitor auxiliar do Grêmio de Logística do CMPA. Adaptado.

Grêmio da Marinha do Brasil

O Grêmio da Marinha do Brasil foi criado no ano de 2017 pelo orientador, 1ºSG Cristiano (MB) e pelo aluno Dann, que se tornou, no referido ano, o presidente.

Atualmente o aluno Vinícius Santos é o presidente e o Grêmio possui como Orientador e Auxiliar, o SO (MB) Márcio Silva e o 1ºSG (MB) Anderson, respectivamente.

            O Grêmio da Marinha tem a finalidade de propagar, no âmbito deste Colégio bem como ao público externo, as tradições marinheiras; os meios navais aplicados nas ações marítimas e, também, levar ao conhecimento do emprego do Poder Naval, principalmente, na proteção das águas brasileiras.

            Tais conhecimentos vêm a contribuir, fortemente, para o engrandecimento cultural e dos atributos que compõem a formação do indivíduo, tais como: lealdade, responsabilidade, coragem, disciplina e outros.

            O Grêmio da Marinha realiza várias atividades ao longo do ano, tais como: visitação dos navios quando na cidade de Porto Alegre, aulas de apito marinheiro e confecção de arte marinheira, viagem programada para visitação ao Comando do 5º Distrito Naval e suas OMS subordinadas, sediadas na cidade de Rio Grande RS; dentre outras.

            “Honra é a força que nos impele a prestigiar nossa personalidade. É o sentimento avançado do nosso patrimônio moral, um misto de brio e de valor. Ela exige a posse da perfeita compreensão do que é justo, nobre e respeitável, para elevação da nossa dignidade; a bravura para desafrontar perigos de toda ordem, na defesa da verdade, do direito e da justiça.”

Joaquim Marques Lisboa – Patrono da Marinha.

Grêmio da Aeronáutica

Clubes

Os clubes reúnem alunos em diferentes tipos de atividades esportivas e culturais extracurriculares. Através deles, os alunos podem manter rotinas de práticas nestas atividades, participar de competições e inclusive obter bonificações em sua nota por sua participação destacada no clube (isto também ocorre com para os grêmios).

O CMPA tem um longo histórico de destaque em competições e eventos nos quais seus alunos participam, dentro e fora de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul.

Conheça alguns dos clubes do Colégio:

Clube de Artes Visuais

O clube de Artes Visuais agrega alunos inteirassados nas atividades artísticas voltadas às práticas manuais da desenho, da pintura, e da escultura, entre outros.

Clube de Astronomia

O Clube de Astronomia do CMPA funciona em uma das tardes da semana desde maio de 2001, congregando alunos desde o Sexto Ano do EF até o Terceiro Ano do EM para fundamentar estudos versando sobre astronomia, astrofísica, astronáutica e todas as demais ciências que permeiam os fenômenos celestes. Adota uma estratégia didática que permite relacionar conteúdos, assuntos, habilidades e competências dessa área específica com conteúdos, assuntos, habilidades e competências desenvolvidos nos horários de aulas regulares pertinentes à grade curricular dos diferentes níveis de ensino do SCMB, constantes, particularmente, nos PSDs do CMPA.

Professor Mestre Luiz Carlos Gomes, membro da coordenação do Clube de Astronomia e professor do CMPA.

Clubes Coral e Dança

O clube de Coral e Dança tem o objetivo de desenvolver aspectos educacionais que envolvam habilidades psicomotoras, performáticas e o canto coletivo, por meio de variadas técnicas e atividades sociais que conjuguem o aprendizado técnico musical de forma lúdica.

Clube de Corredores

O Clube de Corredores do CMPA reúne militares, professores civis, alunos e ex-alunos do CMPA em prol da boa forma física, de hábitos saudáveis e de uma melhor qualidade de vida através da corrida.

Apoiado pela AACV/APM, o Clube participa de uma série de competições todos os anos, como o Poa Day Run, o Poa Night Run, maratonas e outras, já tendo conquistado vários prêmios em nome dos amigos do Colégio.

Criado em 2007, sob o incentivo do então Comandante do Colégio, Cel Vasconcellos, o Clube registrou sua primeira participação no Circuito Fila, em 9 de setembro daquele ano.

Desde então, o Clube de Corredores estimula a prática da corrida, em suas diversas modalidades, nos mais variados locais e oportunidades, sempre procurando representar da melhor maneira o Velho Casarão da Várzea.

Clube de Finanças

O clube de Finanças tem como objetivos compreender os fundamentos da Matemática Financeira; aprender sobre organização financeira pessoal; entender o Sistema Financeiro Nacional em sua esfera normativa, fiscalizadora e por parte dos agentes financeiros; introduzir os produtos financeiros, tais como: crétito, seguros, investimentos e outros; e, auxiliar na preparação das Olimpiadas Brasileira de Educação Financeira (OBEF).

Clube de Física

O clube de Física tem a finalidade de preparar os alunos para as Olimpíadas do Conhecimento do SCMB, as Olimpíadas Brasileira de Física (OBF), Olimpíada Brasileira de Fisíca das Escolas Públicas (OBFEP), o Torneio Brasileiro de Físca (TBF), Olimpíadas Internacionais de Física (OIF) e aprofundar os conhecimentos na área. 

Clube de Inglês

O Clube de Inglês visa oportunizar a realização de um projeto integralmente planejado e desenvolvido por alunos no âmbito do idiosa de língua inglesa. Trabalhar o protagonismo do aluno na realização de um projeto artístico-cultural. 

Clube de Matemática

O clube de matemática tem como objetivos incentivar e desenvolver o estudo da matemática, apresentar aos alunos e prepara-los para as diversas olimpíadas da área existentes no Brasil.

Clube do Meio Ambiente

O Clube do Meio Ambiente tem o objetivo de promover conheciimentos gerais sobre os diversos aspectos relacionados ao meio ambiente, associando com atividades práticas e incentivar uma vida mais sustentável aos integrantes do clube.

Clube de Mídias Sociais

O Clube de Mídias Sociais tem a finalidade de proporcionr aos alunos oportunidades de estabelecer conhecimentos sobre cobetura de foto-filmagem, reportagens, confecção de informativos e postagens para as redes sociais do CMPA.

Clube de Orientação

O Clube de Orientação do Colégio Militar de Porto Alegre (COMIPA), esporte interdisciplinar, fundado em 25 de fevereiro de 2011, tem por finalidade difundir a prática do esporte como qualidade de vida, incentivar a prática do esporte junto aos alunos do CMPA, criar consciência ecológica através da prática esportiva, promover a união entre seus associados e familiares e desenvolver entre os alunos participantes os atributos de amizade, camaradagem, coragem, astúcia, concentração, inteligência e outras virtudes. O aluno/atleta de Orientação trabalha com as técnicas de leitura do mapa, orientação com bússola, escolha de rota, além de treinar sua resistência aeróbica. O Esporte Orientação oferece ao aluno uma melhor qualidade de vida e um sentimento de preservação ao meio ambiente. Campos e matas, montanhas e colinas, rios e charcos são os terrenos onde se pratica o esporte.

Cel Angonese, Presidente do Clube de Orientação do CMPA. Adaptado.

Clube de Relações Internacionais

O Clube de Relações Internacionais (CRI) do Colégio Militar de Porto Alegre, é composto por alunos do 9° ao 3° ano do ensino médio interessados em estudar e entender as relações política, econômica e social entre os países. Os integrantes se reúnem em simulações das Nações Unidas, sendo essas, eventos que reúnem estudantes de diversos colégios, afim de buscar soluções inovadoras para assuntos relevantes no cenário mundial. É importante ressaltar que esses eventos também contam com uma Agência de Comunicação, responsável pela cobertura jornalística dos comitês e por uma comitiva de imprensa. Além disso, as atividades do clube estimulam o desenvolvimento de uma série de habilidades, tais quais: oratória, comunicação, resolução de conflitos e escrita. Também, abrange áreas do conhecimento como história, geografia, sociologia, português, entre outras.

Ten Débora, professora orientadora do Clube de Relações Internacionais do CMPA.

Clube de Retórica e Oratória

O Clube de Retórica e Oratória tem como objetivo promover a prática do debate escolar acadêmico entre os alunos, prática essa, que se vê comum em escolas e universidades renomadas por todo mundo. O debate competitivo desenvolve atributos importantes como o trabalho em equipe, a eloquência, a oratória e a capacidade de organização.

Clube de Robótica

O clube de robótica do CMPA tem por objetivo proporcionar aos alunos do Colégio um primeiro contato com temas muito pouco trabalhados no ensino Básico. O aluno tem contato com linguagens de programação, construção de sistemas eletrônicos, design e produção de objetos 3D, tendo sempre como alvo a implementação de sistemas autônomos. Inicialmente, proporcionamos um curso de introdução à robótica, que qualifica os alunos a participarem das nossas atividades regulares. O clube visa a participação em competições da área, como a Olimpíada Brasileira de Robótica teórica e prática e o desafio global do conhecimento, as quais são atividades que acontecem anualmente. Estão envolvidos no projeto de atividades do clube o coordenador, Prof. Alexander, e os orientadores 1º Sgt Prof. Glauco Ribas e Maj. Prof. Ribas.

Coordenação do Clube de Robótica.

Clube de RPG

O Clube de Role Playing Game (RPG), pretende realizar partidas que abordem conteúdo interdisciplinar. Seus objetvos incluem a aplicação prática dos conhecimentos obtidos a partir dos Planos de Execução Didáticas (PED) das diversas disciplinas, dentro da perspectiva lúdica dos jogos de RPG.

Clube do Voluntariado

O Clube do Voluntariado tem por objetivo trabalhar habilidades como empatia, compaixão e percepção da realidade, bem como fazer com que o aluno enxergue além de si. Para isso, são realizadas atividades e visitas a asilos e creches assistenciais, além de campanhas para arrecadar alimentos, roupas, fraldas, livros, material escolar e brinquedos. Tudo o que é arrecadado é entregue pelo próprio clube a instituições carentes e, uma vez que a participação do clube é voluntária, não há bonificação através de GIP aos alunos.

Professora Letícia Becker Homrich, orientadora do Clube do Voluntariado. Adaptado.

Clube de Xadrez

O Clube de Xadrez tem como objetivo prioritário, a prática do xadrez como instrumento pedagógico social, visando auxiliar o desenvolvimento escolar dos alunos.

plugins premium WordPress
Fale conosco aqui!