A Diretoria é a responsável pela gestão da Associação, e é formada por 11 membros, todos voluntários e não remunerados.
Os 11 cargos dividem-se entre eleitos e indicados, e cada um deles possui função definida.
Veja abaixo:
A cada dois anos (ímpares), a Assembleia Geral Ordinária anual – dedicada à prestação de contas da AACV-APM/CMPA – também é acompanhada do processo eleitoral que define quem ocupará os cargos de Presidente e Vice-Presidente pelo próximo biênio.
A eleição, assim como todas as Assembleias, é anunciada – em Edital (também afixado na sede da AACV/APM) – com no mínimo 8 dias de antecedência em jornal diário de grande circulação e ocorre em regime de voto secreto, normalmente no Salão Brasil do CMPA.
Além de ser o cargo máximo da Diretoria, é também o representante judicial e extrajudicial da Associação, e todos os procedimentos e operações da Associação devem passar por sua aprovação.
Como líder da Diretoria, é sua responsabilidade elaborar os planos de gestão da AACV/APM, bem como indicar sete dos outros nove membros que o auxiliarão.
Tem como função auxiliar o Presidente em todas as suas funções, e deve substituí-lo em suas atribuições em caso de impedimento – momentâneo ou permanente – deste.
Cada membro indicado pelo Presidente possui atribuições específicas dentro da Administração da AACV/APM, que vão desde funções jurídicas e administrativas até a gestão total de grupos resguardados pela Associação.
É o responsável pela custódia dos documentos, livros e arquivos da Associação, além de ser o redator oficial de cartas e atas, o coordenador das atividades da Secretaria e o substituto do Vice-Presidente, quando impedido.
Auxilia e substitui – em caso de impedimento – o 1º Secretário, e também é o responsável por manter o controle do quadro nominal dos integrantes da Diretoria, do Conselho Consultivo-Deliberativo e da Comissão Fiscal.
Nas Assembleias, é encarregado de controlar as presenças.
Além de custodiar os bens e os valores da AACV/APM, o 1º Tesoureiro também deve manter sob seu controle todas as movimentações financeiras da organização, e deve apresentar ao Presidente a Prestação de Contas mensal.
É encarregada da administração das atividades de apoio social da AACV/APM, complementares às já desenvolvidas pelo Colégio.
Inclui, entre outras atribuições, a liderança do Grupo de Mães e Pais Voluntários.
Suas atribuições são relacionadas às atividades sociais da Associação, e está encarregada da comunicação social, da divulgação, da busca por cobertura de imprensa e das sugestões relativas a elas.
Suas atribuições são similares às da Diretora Social no que diz respeito às atividades culturais e artísticas promovidas pela AACV/APM.
Suas atribuições são similares às anteriores no que tange às atividades esportivas promovidas pela AACV/APM.
De modo a unir os trabalhos da Diretoria da AACV/APM e da Direção do CMPA, bem como permitir ao Colégio um acompanhamento mais próximo e transparente das atividades da Associação, é definido pelo Estatuto que o Comandante do Colégio Militar de Porto Alegre indica quem ocupará os cargos de 2º Tesoureiro e de Diretor de Assuntos Estudantis.
Além de auxiliar e de substituir – em caso de impedimento – o 1º Tesoureiro, também é encarregada de controlar as movimentações financeiras relativas ao recolhimento e à distribuição dos 30% da QME à APM e de assessorar o Diretor de Assuntos Estudantis na gestão dos recursos destinados às associações estudantis do Colégio.
Tem como função apoiar as atividades desenvolvidas pelas associações estudantis; gerenciando as verbas a elas destinadas, além de manter contato com a Diretoria do CMPA para a tomada de decisões em assuntos pertinentes às associações.
Associação dos Amigos do Casarão da Várzea • AACV-APM/CMPA
Av. José Bonifácio, 363 – Farroupilha
Porto Alegre/RS – CEP 90040-130
CNPJ 01.052.551/0001-61