Quatro colégios públicos brasileiros são finalistas do “Prêmio Melhores Escolas do Mundo 2024” (World’s Best School Prizes, no nome original, em inglês) e disputarão R$ 50 mil em cada categoria do concurso [veja mais abaixo].
Criado pela organização global T4 Education, com apoio da Fundação Lemann, Accenture e American Express, o prêmio reconhece iniciativas de educação que, de modo criativo, mudam a vida dos alunos de determinada região. Os resultados da edição de 2024 foram divulgados nesta quinta-feira (13). (Com informações do G1)
CMM: pioneirismo na educação a distância em áreas remotas do Brasil
O Colégio Militar de Manaus (CMM), uma escola federal em Manaus, Brasil, se destaca por oferecer educação de qualidade em áreas remotas, superando desafios geográficos e logísticos por meio de seu inovador programa de educação a distância que garante a continuidade educacional para filhos de militares que servem em regiões isoladas, como a Amazônia, ou no exterior. Esta iniciativa reforça o pensamento crítico e o empreendedorismo sustentável, apoiando objetivos educacionais e de desenvolvimento mais amplos.
Fundado em 1972, o CMM educa 1.410 alunos do nível primário ao secundário, integrando metodologias tradicionais e digitais para melhorar o acesso e a qualidade educacional. A liderança no CMM é adaptada para fundir a disciplina militar com a inovação educacional, criando uma cultura acadêmica resiliente e adaptável. Isto é evidente na sua adoção contínua de novas tecnologias e métodos que mantêm o conteúdo educacional envolvente e relevante.
Em reconhecimento das suas abordagens inovadoras, o CMM recebeu vários prêmios, incluindo o Prêmio de Inovação Digital e distinções em feiras científicas nacionais, sublinhando o seu compromisso com a excelência no e-learning. Além disso, a escola tem mantido as notas mais altas entre as escolas militares brasileiras, validando sua qualidade educacional.
A colaboração da escola com ONGs e universidades locais aumenta o seu alcance educacional, particularmente através de projetos como o “Officina Maker”, que desenvolve sistemas para medir a qualidade do ar local. Tais iniciativas não beneficiam apenas a comunidade, mas também enriquecem as experiências de aprendizagem dos alunos.
Caso o Colégio Militar de Manaus ganhe o Prêmio de Melhor Escola do Mundo em Inovação, o dinheiro do prêmio será investido na melhoria de sua infraestrutura digital. Esta melhoria visa alargar o alcance educativo e elevar a qualidade da aprendizagem em áreas ainda mais desfavorecidas, garantindo que nenhum aluno seja deixado para trás devido a restrições geográficas.
Para votar no CMM, acesse https://worldsbestschool2.us.launchpad6.com/public-vote-2024/entry/1323